Foto: Deni Zolin
Obras em vários trechos, como o asfaltamento na Duque de Caxias (foto), têm chamado a atenção dos santa-marienses nas últimas semanas.
Os buracos que “pipocam” no asfalto das ruas de Santa Maria sempre causaram muita dor de cabeça e também prejuízos para motoristas e pedestres. Operações emergenciais, de tapa-buracos, eram a saída paliativa para atacar o problema, mas mesmo assim, às vezes os buracos levavam semanas para serem cobertos. Com o financiamento do Finisa, a prefeitura partiu para outra estratégia, com a reconstrução e asfalto novo em avenidas inteiras. Porém, nas últimas semanas, os santa-marienses estão vendo, pela primeira vez, um novo tipo de obras: reparos com retirada do asfalto velho e colocação de novas camadas em trechos de várias ruas. E isso vai continuar ao longo de 2024, com uma verba prevista de até R$ 19 milhões, tanto na área central como em bairros.
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É o que afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Oliveira da Rosa.
— Santa Maria já tem muitas vias em que o asfalto está comprometido, com trincas, em que começa a infiltrar água e abrir buracos. Então, com essa onda de chuvas muito fortes e volumes acima do normal desde agosto, notamos que a gente tapava um buraco e, dias depois, abria outro do lado. E entre uma chuva e outra, dava só dois ou três dias de sol e não dava tempo nem para tapar. Diante disso, fizemos um registro de preços (licitação) para manutenção de ruas asfaltadas e de pedra irregular em setembro e decidimos fazer reparos dos trechos que estão em piores condições, em que fresamos (máquina retirada asfalto velho e trincado) e colocamos uma nova camada de asfalto, que pode ser de 3, 5 ou 7 cm, dependendo da necessidade — afirma Rosa, lembrando que a decisão é tomada por engenheiros civis da prefeitura, especializados em pavimentos.
Essa decisão leva em conta também a previsão de o fenômeno El Niño seguir provocando chuvas acima do normal durante os primeiros meses de 2024. Segundo o secretário, nesse primeiro momento, as equipes estão focando mais na área central. Ruas como Felipe de Oliveira, Floriano Peixoto, Professor Teixeira, Conde de Porto Alegre, Dr Bozano, Niederauer, Astrogildo de Azevedo e Professor Braga já receberam esse tipo de reparo, em que alguns trechos da rua recebem nova camada de asfalto.
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O trabalho está sendo executado agora na Duque de Caxias e seguirá por outras ruas da região central. Depois, continuará sendo feita nos bairros.
— As demais ruas terão obras executadas da seguinte forma. Será feito isso em todas as vias do quadrante entre Avenida Medianeira e Rua Ernesto Beck, e entre a Avenida Ângelo Bolson/Avenida Liberdade até a Rua Euclides da Cunha. Todas essas desse perímetro receberão melhorias na trafegabilidade em pontos específicos, ou seja, em trechos da via. Após, seguiremos por caminhos e linha do transporte público em direção aos bairros e assim por diante, obedecendo também alguns critérios para iniciar, visando vias de acesso aos bairros, a hospitais, unidades de saúde, escolas, creches e, claro, linha do transporte público – prometeu o secretário, reforçando que todas as regiões da cidade terão obras, mas não divulgou uma listagem das ruas previstas.
Serviços feitos em pontos específicos das seguintes ruas
- Rua Felipe de Oliveira
- Rua Floriano Peixoto
- Rua Prof. Teixeira
- Rua Conde de Porto Alegre
- Rua Dr Bozano
- Rua Cel Niederauer
- Rua Astrogildo de Azevedo
- Rua Professor Braga
Pesquisador avalia trabalho de reparo
Professor de engenharia da UFSM e ex-secretário de Transportes de Santa Maria, Carlos Félix aprova a decisão da prefeitura de partir para uma manutenção mais duradoura do pavimento, em vez dos simples tapa-buracos, como sempre vinha sendo feito.
— Acho muito acertada a decisão da administração municipal em recuperar trechos com pavimentos deteriorados. Ter um sistema viário funcional, operacional e em boas condições é fator decisivo de desenvolvimento, além de segurança viária — diz Félix.
O professor da UFSM entende que seja necessário realizar tapa-buracos emergenciais, tanto na cidade quanto nas rodovias, mas alerta que seria preciso um trabalho contínuo de reparos com fresagem e nova camada de asfalto, como está sendo feito agora. É que o asfalto, quando começa a trincar, permite que a água se infiltre e faz com que buracos se abram mais facilmente – além de muitas vezes danificar a base de pedra.
— Tapa-buracos é tapa-buracos, normalmente não é limpo antes, só é jogada massa asfáltica. É que nem recuperar um dente sem fazer limpeza e preparação. É bom porque não deixa o buraco, porque a existência do buraco é muito pior. Mas é um remendo apenas. Mas quando passa por outra fase, que é reabilitação do pavimento, que começa com a fresagem e com a colocação de camada de asfalto quente com rolo compactador, até gasta mais, mas compensa pela durabilidade e qualidade do resultado final – comenta Félix.
Secretário pede paciência à população
As obras, por serem mais demoradas e complexas, têm obrigado as equipes a bloquearem ruas em algumas quadras do Centro, o que gerou muitas queixas de moradores e, principalmente, lojistas. Um comerciante publicou vídeo nas redes sociais criticando a prefeitura pela demora para fazer a obra na Rua Doutor Bozano, pois alega que teve prejuízos com queda nas vendas.
Quanto a isso, o secretário de Infraestrutura pede compreensão por parte da população e dos comerciantes. Segundo ele, por questões de segurança, é preciso trancar o trânsito, pois são máquinas pesadas e muitos operários, e haveria risco para carros e pedestres se o tráfego ficasse liberado.
— São máquinas maiores, que fresam (retiram o asfalto velho) e jogam para um caminhão. Há o risco de um pedaço de asfalto atingir algum veículo que esteja passando ou uma pessoa. Teve gente que reclamou por causa dos transtornos no trânsito, mas depois que o serviço foi concluído, veio elogiar dizendo que ficou muito bom — diz Rosa.
O edital com até R$ 19,9 milhões para essas obras está em vigor desde 11 de setembro e é válido até 10 de setembro de 2024. Os serviços serão feitos conforme a liberação das verbas.